sábado, 18 de fevereiro de 2017

                     "Uma Vida não questionada, não merece ser vivida." Platão

Passamos a vida a desejar ter algo melhor, a pretender ter sempre mais...e será que é errado??

Para mim errado, é deixar os dias passar sem que tenhamos feito algo, é deixar os momentos passar sem que tenhamos feito algo especial, é deixar o tempo passar e não viver, é deixarmo-nos levar pelo vazio...no fundo é como, se sobrevivêssemos ao invés de viver... 

A doença é sem sombra de dúvida uma grande condicionante da nossa vida, mas não podemos deixar que seja o que nos orienta, que defina o nosso dia-a-dia.
É certo que temos que reaprender a viver e conviver com um problema de saúde. Sinto que todos os dias são uma aprendizagem , que são uma constante adaptação. Se é fácil?! Evidente que não! (tudo o que é fácil, não é valorizado :) )

Vivi estes últimos anos com pena de mim...com o pensamento de que não deverei fazer nada que envolva demasiado esforço...que deverei evitar algumas tarefas para não me cansar demasiado...sem me aperceber, tinha este pensamento tão incutido na minha mente, que estava a deixar-me em fase de sobrevivência sem me permitir viver. 

Logo no início do ano estive muito, muito doente mesmo, já não me lembrava do quão doente poderia ficar, e que não seria o be-u-ron nem brufen (os meus grandes amigos) que me ajudariam a ficar melhor. Estes dias em me vi realmente privada de ter uma boa (média) qualidade de vida, pensei no que tenho feito à minha vida, no que, não me tenho permitido viver...
Comecei então a pensar, o que poderia fazer para poder viver, e conviver comigo mesma...Toca a fazer algo dos meus dias :)
As mudanças em nossa vida teem de começar  dentro de nós...Então, bora lá..
A doença acompanha-me todos os dias sem descanso...então eu viverei com ela, e não para ela!!

Organizo os meus pensamentos, assim como os meus afazeres, as prioridades, as dificuldades que cada tarefa exige, e a minha resistência diária.
Pensar em Cinesioterapia para mim ainda é MUITO difícil, procuro alternativa, ginásio ADAPTADO à minha condição de saúde...
Medicação diária, bom...dizer diária seria mentir...tinha dias...Actualmente, SIM, faço questão de medicação diária, assim como devidamente tomada.
Beber água...não apetece...alternativa...CHÁ!! Adoro todo o tipo de chás e infusões...continua a ser água, certo?!
Alimentação, como passo os dias quase sempre sozinha as únicas refeições que fazia religiosamente, pequeno almoço, e jantar... levava a que durante o dia eu me alimentasse muito mal...Desde então tenho, feito as refeições na íntegra e lanchinhos pelo meio.
Higiene Brônquica( o que ainda me faz demasiada "espécie"), tenho tentado ultrapassar este obstáculo, e sempre que sinto que estou a precisar vou e, faço-a, sem lhe dedicar muitos pensamentos.
Gerir o cansaço, a falta de ar, a pieira, etc...faz parte de um processo mental, de conseguir arranjar formas positivas de ultrapassar estas barreiras, da forma mais activa possível...é um longo caminho...e eu vou dando passos pequeninos...contudo, acho que não é quantidade de passos que dou, mas a qualidade com que os dou, certo?!


Não poderia fazer mais sentido :)

Elisabete Simões