domingo, 17 de janeiro de 2016

Exercício Físico

Cá estou mais uma vez para vos falar um pouco de mim, e das minhas novas experiências :)

Infelizmente, sei que, bronquiectasias, é uma doença crónica...com diversas limitações.
Como tenho contado ao longo do blog, a minha relação com cinesioterapia tem sido muito mas muito difícil...durante 3 anos a minha luta com a cinesioterapia foi constante...mas não houve maneira de me habituar ...Consciente que só estava a fazer mal a mim...ao meu corpo...

Entretanto surgiu a ideia de fazer exercício físico como que tentar atenuar a falta da cinesioterapia...
Não fui muito convencida, uma vez que, tinha incutido de tal forma a ideia de que não seria capaz de fazer isto, ou aquilo...que o meu corpo não iria responder bem ao cansaço...mas optei por ir, ver até que ponto eu aguentaria.

Digo-vos, foi a melhor decisão de todos os tempos, aos poucos supero-me, o meu corpo adaptou-se tão bem ao exercício físico... o cansaço de facto está lá, os batimentos cardíacos elevados também, apenas tenho de gerir da melhor forma que consigo, vou fazendo mais pausas que o ''normal'', e descobri que obtenho quase o mesmo resultado que andando na cinesioterapia :) não podia estar mais feliz!

Optei por iniciar com um Personal Trainer , falando-lhe do meu problema de saúde, falei com o meu médico Pneumologista, e adaptei todos os treinos à minha capacidade, com o compromisso de ir intensificando os exercícios. 
O meu corpo adaptou-se maravilhosamente bem ao exercício físico, de inicio custou um pouco, quando saía das aulas, vinha KO , fazia uma sesta, recomponha baterias, e estava como nova.
Mais tarde, com uma grande amiga, decidi ir para o ginásio, tenho tido resultados fantásticos, conquistas fabulosas, o que qualquer pessoa toma por garantido, eu estou a reconquistar...

Mais uma vez, agradeço a Deus por colocar sempre as pessoas certas no meu caminho, as pessoas que fazem toda a diferença neste meu percurso. Um dia falo-vos da importância de ter as pessoas certas no nosso caminho.
Para já deixo um OBRIGADA do tamanho do mundo à minha amiga MERY!! Tem sido incansável...e acreditem, que ela tem de ter MUITA paciência...não é nada fácil lidar comigo :)

O que vos quero transmitir hoje:
Não permitam que vos digam...''não faças porque não consegues'', primeiro tenta, mas tenta mesmo, se sentires que até consegues, faz!! (não esquecendo que é ao teu corpo que tens de ouvir e perceber).

Um beijinho,
Elisabete Simões

6 comentários:

  1. Oi eu sofro com essa doença e gostaria de trocar informações
    ,sofro com as crises e com as crises que cada ano pioram,sei que os danos causados por essa doença são irreversíveis, então se puder me ajudar com sua experiência ficarei agradecida

    ResponderEliminar
  2. Oi eu sofro com essa doença e gostaria de trocar informações
    ,sofro com as crises e com as crises que cada ano pioram,sei que os danos causados por essa doença são irreversíveis, então se puder me ajudar com sua experiência ficarei agradecida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elis, tudo bem?
      Compreendo a sua inquietude, envio o meu e-mail para podermos trocar informações
      betensimoes@hotmail.com

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Fantástico tudo o que li. Partilho tbm deste problema mas que com força de vontade pode ser minimizado e conseguimos ter uma vida feliz

    ResponderEliminar
  4. Minha mae conviveu 20 anos com essa doença..e há algumas coisas que podem aumentar a qualidade de vida. Deus abençõe

    ResponderEliminar