terça-feira, 25 de outubro de 2011

EU....

Desde bebé que enfrentei problemas respiratórios, fui crescendo normal como todas as crianças, mas sempre manifestando problemas a nível respiratório. 
Aos 20 anos começam mais a sério as crises, comecei a fazer exames normais, o diagnóstico era sempre o mesmo, bronquite, sinusite, enfim....mas nenhum medicamento me fazia ficar bem. 
Até que decidi ir a uma consulta particular com um clínico geral, que me mandou fazer uma série de exames, RX, análises, posteriormente, recomendou-me fazer uma TAC, e o chamado teste do Suor. Com todos os resultados recomendou-me um pneumologista, andei cerca de 3 anos, a tomar antibióticos e mais antibióticos, melhorias?...Não eram muitas! 
Decidi, que estava na altura de mudar de pneumologista, foi aí que encontrei o meu Querido Médico DR.Jorge Pires. Estava acompanhada com todos os exames que já tinha feito. Aqui começou uma fase menos boa da minha vida.
Em bom português e bem compreensível, o meu médico explicou-me que eu tinha bronquiectasias sendo que o pulmão direito estava mais "estragado" do que o esquerdo. Disse-me também que tinha uma bactéria com nome nada simpático Pseudomona Aeruginosa. Era este o meu diagnóstico! 
Para mim à partida, a medicação tirava-me este problema, existe medicação para tudo!!!
Como estava eu enganada....Passados uns meses o médico achou melhor internar-me no Hospital dos Covões em Coimbra, com a finalidade de erradicar esta bactéria, que não ajudava a minha situação das bronquiectasias. 
A reacção à hospitalização foi péssima, quem gosta de ir para o hospital??!
Sim! Chorei muito, não pelo problema de saúde, mas por ter de deixar o meu marido, a minha casa....
Estive internada 1 semana, onde fui imensamente bem tratada, e até mimada. 
Voltei para casa com a continuação do tratamento, depois novas análises, nova consulta....
Continuava com a bactéria....como pode ser?!! Pois é, lá estava ela alojadinha em mim....com mais medicação o DR.Jorge, explicou-me de novo a situação.
Que eu tinha de fazer cinesioterapia respiratória com a finalidade da recuperação da função respiratória, nomeadamente a melhoria da ventilação pela drenagem de secreções, a ideia era, quanto menos secreções menos possibilidade haveria de infecção e da bactéria se manifestar, também me disse para beber muita água. Que não tinha um quadro clínico muito bom, mas para fazer o que me indicara.
Daí a um ano mais ou menos voltei a ter uma crise muito má, mais antibióticos, mais recomendações, e lá fui andando mais uns meses. 
Até que em Agosto de 2010 o DR.Jorge achou melhor voltar a internar-me, para ver se erradicávamos esta bactéria de uma vez. O QUE HOSPITAL DE NOVO....?!!!
Desta vez foram 14 dias no hospital de Aveiro, onde chorei muito porque só pensava na minha casa, no meu marido, no meu Martim...não foram dias fáceis. Apesar de todo o apoio da família que era muito, estavam sempre lá...O meu marido esteve todos os dias, todas as horas das visitas, lá estava ele....mas passaram!
Quando vim para casa, trouxe comigo uma data de tratamentos para fazer. Contudo, não tivemos sucesso na erradicação da bactéria, ela já estava colonizada nos meus pulmões.
 Por esta altura já começara a encarar a realidade, mas não ainda na dimensão correcta.
Deixei-me andar sem dar muita importância ao problema.
Até que comecei a sentir-me cada dia mais cansada, com mais falta de ar, com mais pieira (chiado no peito), cada vez um pouco mais magra, cada dia mais tosse e expectoração muito feia....mas foi o cansaço que mais me assustou! Subir escadas, tomar banho, aspirar, fazer as coisas de casa, no trabalho transportar pastas, mas quem não consegue fazer isto??! EU!!!!
Então resolvi voltar ao meu pneumologista, uma conversa dura, a qual já ouvira mas não tinha dado o devido valor. 
O meu estado de saúde agravara-se e era irreversível, que teria de redobrar tudo....
Tudo?! Tudo o que eu não fazia....que eu não queria saber....e agora? não posso ter a minha vida normal de volta? 
O quadro clínico encontrava-se desta forma, as bronquiectasias agravaram-se e a bactéria não ajudara em nada, e eu não ter feito o trabalho de casa, é que PIOROU TUDO!
Então quis saber tudo o que me espera, e fiz todas as perguntas...foi duro ouvir as respostas, muito duro!
Daqui para a frente espera-me mais cansaço, espera-me um estado mais debilitado, ainda mais dificuldade em respirar, não poderei ser mãe biológica, e terei de ser transplantada.
TRANSPLANTE??!!!!
Foi muito difícil ouvir, aceitar, compreender....Sentir que não tinha coragem para fazer seguir enfrente com todo o processo...O caso está muito sério, tenho de fazer tudo direitinho!!!!para retardar o mais possível a hora do transplante.
Agora sim, estou preocupada em fazer muita cinesioterapia, beber muita água, não forçar os meus limites....Agora não tenho outra alternativa, pois já sinto muitas dificuldades, as quais me fazem sofrer muito!
Neste momento, encontro-me frágil, muito chorona, com o apoio da minha família, das minhas amigas, mas mesmo assim, sinto-me triste, não queria passar por tudo isto. Quem quer? ninguém...
MAS sei, e tenho CONSCIÊNCIA de que tenho que LUTAR por mim, e por todos os que acreditam em mim.
Então a cinesioterapia já faz parte do meu dia-a-dia, beber água lá vou andando, os meus limites não ultrapasso, tento andar o mais calma possível.
Afinal, quando olho para tudo o que tenho, não posso fazer menos que isto. Tenho tudo para ser feliz, mesmo com as minhas limitações todas, o meu marido continua a lutar do meu lado e apoiar-me MUITO, as minhas irmãs incansáveis todos os dias puxam por mim, os meus pais sofrem a meu lado mas calmos, as minhas amigas sempre a perguntarem se fiz tudo direitinho. Olho e vejo o meu Martim tão pequenino, e quero muito vê-lo crescer, e estar sempre do lado dele. A minha Princesa a Lara que eu vi com os meus olhos a nascer ainda mais pequenina, quem sabe se não irá precisar de mim?! 
Por eles todos, e por mim, VOU LUTAR COM TODAS AS MINHAS FORÇAS.
Vou ter CORAGEM , FÉ, ESPERANÇA, de que tudo irá correr bem.


Com o meu testemunho, quero muito ajudar quem estiver como eu! 
Quero principalmente que evitem os meus erros! Se fosse hoje, levaria tudo muito a sério desde o primeiro dia de consulta com o DR.Jorge, lutaria desde esse dia. 
Chorar....frágil....isto não é sinal de fraqueza, é sinal de que os nossos sentimentos estão presentes, e que estamos conscientes da realidade, então, iremos LUTAR!!!

11 comentários:

  1. Parabéns Elisabete, bem vinda! Tiago

    ResponderEliminar
  2. Muita força e determinação.

    ResponderEliminar
  3. Esta força e determinação que trasmites neste testemunho é o que é necessário para enfrentar esta luta. Ambas sabemos que dias mais complicados aí virão, mas nós estamos todos contigo. Tenho muita fé que tudo vai correr bem e tu tens de ter também. Quero que contes comigo, acima de tudo nos dias menos bons. Tu sabes, eu sou uma chata e vou estar sempre por perto. Beijinho do tamanho do mundo. Anabela Viegas

    ResponderEliminar
  4. És uma valente, apesar de não o saberes e de subestimares-te!tu és capaz,eu acredito k melhores dias virao!muita força beijinho, Ana Santos

    ResponderEliminar
  5. Um dia, um burro caiu num poço e não podia sair dali. O animal chorou fortemente durante horas, enquanto o seu dono pensava no que fazer. Finalmente, o camponês tomou uma decisão cruel: concluiu que já que o burro estava muito velho e que o poço estava mesmo seco, precisaria de ser tapado de alguma forma. Portanto, não valia a pena esforçar-se para tirar o burro de dentro do poço. Chamou então os seus vizinhos para o ajudar a enterrar vivo o burro. Cada um deles pegou uma pá e começou a atirar terra para dentro do poço. O burro entendeu o que estavam a fazer e chorou desesperadamente. Até que, passado um momento, o burro pareceu ficar mais calmo. O camponês olhou para o fundo do poço e ficou surpreendido. A cada pá de terra que caía sobre ele o burro sacudia-a, dando um passo sobre esta mesma terra que caía ao chão. Assim, em pouco tempo, todos viram como o burro conseguiu chegar até ao topo do poço, passar por cima da borda e sair dali.
    A vida vai atirar muita terra para cima de ti. Principalmente se já estiveres dentro de um poço. Cada um dos nossos problemas pode ser um degrau que nos conduz para cima. Podemos sair dos buracos mais profundos se não nos dermos por vencidos.

    Como não sou grande motivador, deixo-te aqui uma pequena história para que assim alimentes e possas juntar a todas as tuas outras motivações!

    Beijo Forte, João

    ResponderEliminar
  6. Cara Elisabete,

    Lute até Viver! Muita coragem e muita força, pois nunca mas mesmo nunca podemos desistir!

    Quando se está a atravessar um momento dificil como esse, percebemos o quão fútil são os problemas que nos consomem no dia a dia! Gostei da história do burro do João e hoje tenho andado deprimido e até a mim me fez bem lê-la!

    Beijos e abraços da Familia Martins.
    Vitor Raimundo Martins
    http://lutarateviver.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Linda .... és uma pessoa muito ESPECIAL, QUERIDA e k eu admiro bastante, por isso FORCA linda tens ka um ombro amigo sempre k precisares
    BJ do tamanho do MUNDOOOOO

    Love you always :0)
    Gina Bento

    ResponderEliminar
  8. a verdadeira coragem é demonstrada pela maneira como se enfrenta a batalha da vida,no seu dia-a-dia.convém nao confundir a coragem com a temeridade,aquela é calma e constante,lùcida e criativa,enquanto a outra se apresenta desesperada,agressica,irritada.a coragem nasce da FE que sabe o que deseja e se empenha para consegui-lo.enfrenta os obstàculos sem enfraquecer-se e resiste ao tempo sem perder o valor RACIOCINA antes de agir e permanece iluminada pelo ideal,enquanto se mantém no campo das lutas ,demonstra a tua coragem ,agindo sempre com acerto e equilibrio.
    nunca te esqueças "que seja eterna a VITORIA dos
    teus(nossos)dias mesmo quando eles te derem a impressao de fracasso.e nunca te esqueças que atràs das nuvens sempre existerà sol".bjs do tamanho do universo com mts saudades.ps

    ResponderEliminar
  9. Gostei particularmente da história do burro, naturalmente aplicada aqui à história de vida da Elisabete Simões, que conheci ontem (BLOG) e que gostava de acompanhar, até como exemplo de motivação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu terei todo o gosto em poder partilhar, trocar as minhas vivências.
      Deixo-lhe o meu e-mail, betensimoes@hotmail.com.
      Obrigada

      Eliminar