quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Mais um dia....

Hoje acordei um pouco desmotivada :( Coloquei-me no sofá, a pensar no que poderia fazer para mudar o meu dia, e sentir-me melhor!
Pensei....beber água, é já para começar!!!
Depois, lembrei-me em dar uma vista de olhos no meu blog, encontrei mensagens muito encorajadoras. 
Aos meus AMIGOS agradeço a força!! Acreditem que assim está sendo bem mais fácil!
Sinto muita vontade, de vos falar de um episódio de discriminação que senti.
Certo dia estava eu no meu local de trabalho, fui chamada. A conversa começou por me perguntarem como eu me sentia a nível de saúde....eu inocentemente respondi toda a verdade, uma vez que tinham acesso ao meu quadro clínico.
Então fui aí que comecei a sentir algum tom de discriminação, ou seja, se eu tinha consciência de que a minha bactéria se transmitia. Que estava a colocar todas as pessoas do meu local de trabalho em risco, que médico negligente era o meu que não me recomendava sair de casa com máscara e usá-la sempre....!ou seja, a conversa chegou ao ponto, de se falar da minha vida pessoal, se não tinha medo de "passar" a bactéria ao meu marido e familiares... que tipo de precauções tinha eu com eles?! Eu nem queria acreditar no que estava a ouvir, e muito menos a sentir...pensei isto é discriminação!!!TÊM MEDO DE MIM!!!!
Fui-me defendendo conforme pode, e que consegui. Contudo, tive de vir para casa, até se aconselharem com o médico da medicina do trabalho. 
Querem que vos diga como me senti?! 
Eu digo! Para além de todo o meu problema, ainda não me tinha deparado com a discriminação. A nível psicológico, foi avassalador.... Chorei, senti raiva de mim própria, senti que não devia passar por esta situação, eu não tinha feito mal a ninguém...
Desde início estava consciente da bactéria que tinha, da sua forma de propagação, e como boa cidadã que me considero, sempre tomei todas as precauções necessárias.
Lembram-se da Gripe A?! Pois bem....
Eu tomo sempre essas precauções no meu dia-a-dia, os desinfectantes fazem parte dos meus objectos de higiene, nunca uso o mesmo lenço de papel mais do que uma vez, quando tenho vontade de tossir, tento que o faça sozinha ou para o braço, ou para um lenço, desta forma não deixo bacilos no ar. Quando me deparo com alguém com gripe ou constipada, não falo para essa pessoa directamente...ou seja, estou consciente do que devo fazer. 
E tenho a consciência que sempre o fiz...
Passados 3 dias, voltei ao trabalho, deram-me alguns conselhos, que bem sei que eram por medo de eu contaminar alguém, mas eu humildemente acatei-os!!
Mas tive de ter a força e determinação para manter o meu trabalho, sendo eu conhecida pela "contagiosa"!!!
Esta foi sem dúvida uma das situações que mais me marcou ao longo deste meu percurso.
Também tive de ouvir, "que duvidavam do meu estado de saúde" mais tarde ainda ouvi " não retiro uma palavra ao que disse sobre o estado de saúde dela"
Meus amigos, a quem cabe na cabeça, que uma pessoa normal, inventaria uma situação desta gravidade???!Eu acho que ninguém que seja realmente honesto e sincero! 
Mas depois de muito pensar, cheguei à conclusão, que nem todos somos iguais. Uns lutamos por uma vida melhor honestamente, outros não conhecem limites não sabem o que é ser verdadeiros!
Mas este é o mundo em que vivemos, pessoas boas, e pessoas menos boas. Mas no fim somos todos iguais, não me cabe a mim julgar quem de mim fala, ou quem de mim faz juízos. 
Cabe-me a mim LUTAR pelo meu bem estar, por uma melhor qualidade de vida. 
 A essas pessoas desejo do fundo do coração que nunca passem uma provação como a minha, caso contrário, irão lembrar-se muito de mim....E eu sinceramente não quero estar no pensamento de pessoas como estas!
É destes episódios, que se vai construindo a nossa vida, mas nem todos eles são maus.
Quando temos em casa um cesto de maçãs, e uma está podre. Não iremos colocar no lixo todo o cesto, escolhemos apenas a podre.
É isto que temos que fazer ao longo da nossa vida, escolher o que queremos reter nos nossos pensamentos e corações, até podemos sofrer com determinada situação, mas isso é óptimo, torna-nos mais fortes!!!

A mensagem de hoje:
Não se deixem abater por quem vos subestima, humilha, ou duvida de vós. Dêem ouvidos a quem realmente importa e faz a diferença. 
Pensem, que os momentos bons dependem sempre da forma como encaramos os acontecimentos!! e LUTEM sempre contra as injustiças e injúrias da forma mais honesta e sincera que conseguirem, eu acredito que desta forma VENCEREI!



8 comentários:

  1. Olá!ao ler isto comprovei comigo mesma que estive no sitio errado durante muito tempo e nao me arrependo de nada!É essa força que tens que ter para seguir em frente porque o que eles acham não interessa a ninguém, principalmente, alguém que diz mal até da própria irmã e da sua familia!por isto e muito mais, não me arrependo em nada de ter ido embora pois fui muito maltratada e humilhada!a nós não nos pisam mais amiga!Beijinho e continua a transmitir essa tua força que é tão bonita e inspiradora!

    ResponderEliminar
  2. Olá Elisabete
    Sou Mãe de um menino de 7 anos que ao 1º ano de vida foi contagiado com um adenovírus que, depois de algumas complicações, acabou por provocar uma Paralisia Cerebral, Epilepsia e uma Bronquiolite Obliterante, c/ Atelectasia do LSD. Tem infecções respiratórias repetitivas e uma delas (em 2007) provocou também Bronquiectasias.
    Não sei o que é viver isto na 1ª pessoa, mas quase. Deixei de trabalhar para cuidar do meu filho e compreendo bem o que sente.

    Continue com coragem e com força de vontade para cumprir as ordens médicas, mesmo que por vezes seja difícil (como é difícil proibir um filho de brincar ou de se excitar demasiado com a brincadeira!)

    Um abraço forte

    ResponderEliminar
  3. Amiga, adorei o teu testemunho... sabes que tens o meu apoio e realmente para quem está de fora nunca consegue perceber a realidade da dimensão dos problemas dos outros, embora nos imaginammos na pele de quem sofre, a verdade é k a realidade não é mesmo nossa.
    Tens muito amor em teu redor e a tua força interior vai te ajudar a LUTAR e a superar os teus dias mais difíceis.
    Acredito k a vida ainda te vai sorrir muito!!!
    Um beijo grande desta tua sempre amiga...
    Elsa Vilarinho

    ResponderEliminar
  4. de longe assisti a esse triste episodio da tua vida ,essa gente se é que podemos chamar de gente que à animais mais racionais do que esses TIPOS "acharam que ao ir a tua casa entimidarte que te iriam deixar de rastos e sem condiçoes para continuares "mas enganaram-se porque foi esse gesto que te deu muita coragem e força de enfrentar essa descriminaçao.ao passares por cima de todos esses problemas te fortaleces-te e hoje chegas-te onde nos queriamos que tivesses chegado à tanto tempo,nao fomos nos com tantos mimos que conseguimos mas sim esses TIPOS com tanta maldade o que hoje eu lhes agradeço,apesar de acharem que o teu marido é um coitado ..."pois bem coitados sao esses TIPOS sem nada na cabeça e pior no coraçao sao TIPOS vazios e sem amor e por isso se tornaram amargos e se tornaram tipos com sao sozinhos".agora dis-me no meio de toda a descriminaçao quem é que saiu vencedor !foste tu minha CARA vences-te a tua primeira batalha e como esta vais VENCER as que SURGIREM.um grande bjs do tamanho do universo P.S.

    ResponderEliminar
  5. minha linda....vou estar sempre a torcer por ti e rezarei muito para que tenhas força e venças todas as etapas para ficares boa de vez....sempre que precisares de um ombro para desabafar sabes que podes contar cmg....
    muita FORÇA...
    Gosto muito de ti...
    Cátia

    ResponderEliminar
  6. As pessoas que te tentaram descriminar e que te fizeram passar por essa fase má da tua vida realmente não tem qualquer valor mas também como o que temos de reter no nosso coração são as coisas boas e as boas pessoas.essas pessoas infelizmente e porque as conheço bem sei que são capazes de tudo.o que tens de fazer é fazer o mesmo que com as maças podres.lixo.pois não prestam e não nos vão servir para nada.O teu marido é um herói e não um coitado como dizem pois muitos desses que lhe chamaram coitado não teriam o marido ao seu lado num caso idêntico e se fossem maridos não faziam isso pelas suas esposas,enfim.Gente pobre de coração que até pode ter muito dinheiro para ter belas casas,belos carros mas não são felizes no seu interior porque amigos não devem ter nenhuns apenas por interesse ou por conveniência e se calhar o valor e também não conhecem o que é o amor de verdade, sentido do fundo do nosso coração, por esse que somos capazes de TUDO.és linda e uma pessoa completamente normal.Não deixes que mais ninguém e nem mesmo os que já te fizeram passar por isso uma vez te voltem a fazer sentir assim porque são gente rasca.

    ResponderEliminar
  7. Elisabete,

    Está a precisar de ler o "Lutar até Viver"! No inicio vai ficar uma bocadito emocionada, mas depois irá sentir-se mais confiante, porque nós descemos aos infernos e tivemos de lá sair!
    Recebeu o meu mail de 26/10?
    Vitor Raimundo Martins

    ResponderEliminar
  8. Amiga... ambas sofremos e temos que continuar a lutar!!! Mas, desde sempre te disse para teres muita Força e muita Fé, nunca a percas!
    Não te esqueças que à tua volta, tens os teus amigos e a tua família, que te dão muito apoio.

    MENSAGEM DESTA TUA AMIGA:
    Usa o sorriso para...
    Desarmar a tristeza, encarar os problemas, solucioná-lo, lutar mesmo que pareça impossível, crer que inicia um novo dia, que tudo dará certo...
    Usa a Paz, para combater a ira, manter-te calma, respirar fundo, seguir o coração e a razão ponderadamente, fazendo assim o Equilíbrio do teu dia...
    Usa o perdão, para suportar as ingratidões, as ofensas, as perdas, possíveis e aparentes derrotas... Beijos grandes e muita FORÇA!!!

    ResponderEliminar