domingo, 30 de outubro de 2011

Rezar ou não Rezar?!

Hoje decidi partilhar convosco uma "tempestade" que tive de travar, mas que venci!
Como já referi para mim ir para o hospital dos Covões, foi uma fase horrível. Foi como se me tivessem tirado o tapete dos pés, e fiquei desamparada sem saber o que fazer.
Sempre que estava sozinha dava comigo a chorar, porque eu não queria estar ali, porque eu tinha saudades da minha vida normal, porque o meu lugar não era ali e ponto! 
Nessa altura não rezava, não fala com Deus, mas também não queria dizer que não acreditava, simplesmente, tinha muitas dúvidas, e não tinha respostas.
Apesar de tudo considero-me uma sortuda, porque nada é ao acaso, e Deus tem colocado na minha vida pessoas excepcionais.
No Hospital dos Covões, conheci o meu Amigo Padre Pedro. Ele abordou-me com a finalidade de saber porque motivo estaria eu ali.
Eu olhei em redor e pensei.... realmente é estranho! Estar na pneumologia numa sala onde só estão pessoas já de idade avançada, e ser só eu a única "novinha". Eu não gostava muito de falar, queria apenas estar no meu canto  e se possível ficar invisível.
Confesso que o Padre Pedro falava para mim, mas eu nem ouvia, eu não conseguia ouvir ninguém.
Saí do hospital e o Padre Pedro enviava-me todos os meses, um boletim que ele elabora para os seus Cristãos. Eu lia-o, mas não ligava muito a isso.
Mas a verdade é que cada dia me sentia mais desesperada, mais desorientada, sem saber muito bem a quem recorrer nesta minha angústia, que é a minha doença. Cada dia era um tormento, e um sofrimento, sempre que pensava na minha saúde, nos tratamentos que deveria fazer, e não tinha coragem . Contudo, não queria que ninguém se apercebesse que eu estava assim tão triste, tão em baixo. Eu chorava sozinha, sempre sozinha!! Isto durou muito tempo...e a minha angústia continuava....
Até que um dia, dei comigo sentada no Santuário da Nossa Senhora de Vagos, é um lugar pequenino, mas muito bonito. Nesse dia chorei muito, muito, a pedir que me desse forças, e coragem porque eu tinha que seguir enfrente. 
Cheguei a casa, resolvi enviar um e-mail ao meu Amigo Padre Pedro a explicar-lhe toda a minha situação, como que se lhe tivesse a pedir ajuda....
Quando ele me respondeu, eu chorei, chorei muito. As palavras dele tocavam-me no coração, ele longe e dava-me tanta coragem.
Eu pensava que passava despercebida, mas as minhas irmãs sentiam que eu não estava bem, então acharam melhor que eu começasse a ir a uma psicóloga, sinceramente, não ajudou, ou eu é que não facilitei o trabalho dela....então desisti das consultas.
O Certo, é que o tempo foi passando e eu fui começando a ter umas conversinhas com Deus...
No meu segundo internamento, a minha reacção foi exactamente a mesma, muitas lágrimas...Mas existia uma diferença....Estava mais próxima de Deus, conseguia Rezar o Pai-Nosso...Assim consegui que os 14 dias fossem um pouco mais fáceis.
Mas continuo com muitas dúvidas, e sempre em contacto com o Padre Pedro.
Noutra altura em que vivia em desespero voltei a escrever-lhe, onde no final ele me aconselhou a ler o Livro de Job. Eu acredito tanto no meu Amigo, que não tinha nenhuma Bíblia em casa, mas fui logo comprá-La.
Li o livro muito rapidamente, voltei a ler, e mais outra vez. 
Existe uma mensagem lá que não me saí da cabeça, e que tornou tudo muito mais fácil para mim a partir daí.
Uma mensagem simples "...não cabe ao homem julgar o modo divino de proceder, mas aceitar humildemente tudo quanto Deus julga oportuno enviar-nos."
Esta mensagem tornou tudo muito mais fácil para mim, aceitar, aqui estava a palavra certa e tão difícil de compreender.
Ultrapassei esta minha "tempestade"! Hoje Rezo o Pai-Nosso quase diariamente, sei e tenho Fé que Deus olha por mim SEMPRE, que não me abandonará. Este meu pensar tem-me ajudado a ultrapassar momentos menos bons, Digo sempre " Eu aceito de coração, mas Ajuda-me a ter Coragem!"
Ás vezes estou a fazer a minha cinesioterapia em casa, e choro, porque eu não a queria fazer, mas peço a Deus que me dê coragem para terminar o tratamento desse dia, posso terminar a chorar, mas TERMINO!

Mensagem:

Em qualquer adversidade da vida é muito importante, acreditar-mos!! Agarrar-mo-nos a algo que nos faça seguir enfrente, e percorrer o caminho que for necessário, para vencer!
Eu caminhei até encontrar, o que realmente tranquilizava o meu coração, e me dava alento para seguir mais uns passos na minha caminhada. Hoje sinto sempre que Rezar um Pai-Nosso de coração me ajuda a ultrapassar tudo e dá-me muita força. 
Eu acredito, que só acreditando em Deus tudo é possível!! Assim lutar é mais fácil.

Elisabete Simões


2 comentários:

  1. É assim mesmo amiga,Deus está sempre connosco, e quando nao conseguimos seguir em frente Ele pega-nos ao colo e caminha connosco...eu acredito que Deus nos ajuda muito mas também acredito k Ele conta com a nossa ajuda para espalhar a sua Palavra e é isso que estás a fazer a dar o teu testemunho e acedito que Ele está muito orgulhoso de ti neste momento, pois foste capaz de, sem medos e sem cobardia,falar do teu problema e de incluires Deus nesta tua passagem!Continua assim e lembra-te que tens aqui uma amiga para toda a vida!Um Beijinho muito grande, Adoro-te,
    Ana Santos

    ResponderEliminar
  2. um grande OLA do outro lado

    QUE SEJA FEITA A TUA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CEU.

    grande beijinho e um ate breve.PS

    ResponderEliminar