terça-feira, 15 de julho de 2014

Livro de Manuel Forjaz


´´ Nunca Te Distraias Da Vida``
 
 



Adoro ler, ultimamente tenho devorado livros...sinto-me muito bem nos momentos em que leio, o mundo pára, e é um tempo só meu, onde me perco entre letras, vírgulas, pontos...

 
Sentada na sala de espera do centro de saúde, comecei a ler o livro de Manuel Forjaz ``Nunca Te Distraias Da Vida´´.
Nem podia acreditar como me estava a identificar com todas aquelas palavras, cada sentimento descrito, cada pensamento, cada etapa...Senti que alguém transcreveu o que eu sentia!! A minha primeira reacção foi de emoção, muita emoção.
 
É certo que a doença em si ( cancro do pulmão), é bem diferente da minha, contudo, as etapas vividas por  Manuel Forjaz são bastante semelhantes às que passei, e contínuo a passar. Daí identificar-me tão bem com este livro.
 
Depois de o começar a ler é impossível parar sem o terminar...é cativante a sua mensagem positiva perante tanta dor...perante tanta notícia menos animadora...perante uma procura incessante por um tratamento que o fizesse sentir melhor.
 
Este livro orienta-nos em ``20 lições´´ em como lidar com uma doença, em como ajudar alguém que tenha um familiar doente.
 
Hoje irei falar-vos das primeiras 5lições, com as quais me identifiquei na íntegra:
 
Lição nº 1: Saber esperar
   Conseguir viver o dia-a-dia aprendendo a  conviver com a situação, e não deixar de fazer projectos, de avançar.
Eu deixei a minha vida durante muito tempo suspensa, resultado...Tempo perdido, tempo não vivido na sua plenitude...tempo este que já não volta.
 
Lição nº 2 : Evitar precipitações
   Diante de uma doença grave, devem-se ouvir diferentes opiniões, avaliando os recursos disponíveis e tentar encontrar o melhor médico da especialidade.
Eu encontrei o meu médico, e não o trocaria por nenhum outro deste mundo, o Dr. Jorge Pires, é um EXCELENTE médico de Pneumologia e um incansável amigo.
 
Lição nº 3 : Saber o que se vai passar e «como» se vai passar
   A informação além de útil atenua o medo e ajuda a gerir a ansiedade.
Passei bastante tempo sem crer saber realmente qual a minha doença e tudo relacionado com a mesma. Considero que foi um GRANDE erro!
 
Lição nº4 : Menosprezar os sintomas tem custos
   Devemos estar em alerta para qualquer sintoma, pois em caso de doença grave, menosprezar os sintomas normalmente, tem custos.
Sempre que me sentia doente, tentava ser eu a médica, esperava dia após dia melhorar...até que, era ``vencida´´ pela doença´, e tinha que ir ao médico, e ouvia um sermão que já deveria ter ido assim que os sintomas começaram. Afinal quem é o médico?!? Aprendi a não menosprezar os sintomas.
 
Lição nº 5 : As quimioterapias (tratamentos) não são todas (os) iguais
   As consequências de cada tratamento varia de pessoa para pessoa.
Uma vez o meu médico Dr.Jorge Pires disse-me (tens que aprender a ouvir o teu corpo) , desde que aceitei este conselho, sinto-me muito melhor.

Não se trata de um livro de auto-ajuda, tambem não se trata de um biografia. É um livro que fala de um testemunho sobre o que é viver todos os dias com a doença, tentando manter a disciplina, a alegria, e uma agenda profissional bastante preenchida. Devemos olhar para este livro de forma despretensiosa, que foi escrito por um Homem que lutou pela vida durante várioa anos, sem nunca baixar os braços e com uma enorme Fé em Deus e na Ciência.

Vale muito a pena ler ``Nunca te distraias da vida ´´ de Manuel Forjaz.

Com carinho,
Elisabete Simões
 
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário